segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Brincar é muito importante.


O brincar é uma das atividades humanas que mais desenvolve as habilidades cognitivas , afetivas e motoras.As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos, corporais, etc., propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
Segundo os RCNs da Educação Infantil2007) Por esse motivo a escola deve-se facilitar a aprendizagem utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente agradável para favorecer o processo de aquisição de autonomia de aprendizagem, não só na Educação Infantil mas também na Séries iniciais. O saber escolar deve ser valorizado socialmente e a aprendizagem e a interação devem ser processos dinâmicos e criativos através de jogos, brinquedos, brincadeiras e musicalidade.Para o Professor que quer conhecer melhor sobre o tema trago uma pequena lista sobre o tema:
  • 4 cores- Senha e Dominó- Oficinas de Jogos em uma Perspectiva Construtivista e Psicopedagógica. Macedo Lino, Ana Lúcia S. Petty, Norrimar Chiste Passos
  • Atendimento escolar no ambiente Hospitalar- Eneida Simões da Fonseca.
  • Livros dos Jogos Educativos- Sónia Oliveira Lamas
  • Jogos e atividades lúdicas na alfabetização -Carlos Antônio dos Santos.
  • Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. , Santa Maria Pires dos Santos. (org).

Desenvolva o Lúdico com sua turma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário