Como fala uma conhecida minha esse nome é chique, doença de rico (rsrsr...), que besteira a síndrome de Burnout é um caso sério, que vem aumentando nos últimos anos em nossas escolas, quantas vezes nos professores escutamos que o colega tá um caco, os alunos não aprendem, a turma em que ele leciona é um fracasso,...eu não dou conta, se eu pudesse mudaria de profissão, chega na sala de aula irritado, briga com todos, cachorro, gato, vizinho e colega de trabalho. Bem isso são fatos do nosso cotidiano acontece nas melhores escolas, afinal escola é feita de gente, já dizia Paulo Freire.
Segundo o site www.brasilescola.com/psicologia/sindrome-burnout.htm. A síndrome de Brumont é uma doença caracterizada pela manifestação incociente do esgotamento emocional, causando agressividade, irritabilidade, desinteresse, desmotivação, frustação, depressão, angústia e negatividade. O esgotamento de profissionais que realizam trabalho de grandes esforços.
O diagnostico da síndrome só pode ser realizado pelo médico ou psicólogo.
No site do Sinpro Rio (www.saudedoprofessor.com.br/Burnout/lei.html) o professor que tiver diagnosticado esta síndrome, deverá procurar o posto da Previdência Social, e dar entrada no pedido de afastamento do trabalho. Obedecendo ao Decreto Lei 6042/07.
O tratamento é totalmente psicoterapêutico ( www.jornaldaorla.com.br/materia-integra.asp?), a terapia inclui sessões de relaxamento, atividade física, reeducação alimentar, dinâmica de grupo.
Para ser um bom profissional o professor deve ter uma boa saúde.
Espero o seu comentário, um forte abraço, se cuida!
Muito bacana, creio que esta publicação vai ajudar a esclarecer dúvidas simples... e que podem fazer a diferença para um Diagnóstico rápido.
ResponderExcluirElton Cantacini