quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Síndrome de Burnout

                                               
Oi gente, hoje vou falar um pouquinho da síndrome de Burnout (È lógico que não sou médica, nem Psicóloga, escrevo aqui coisas que li na rede, se você estiver sentindo qualquer sintoma procure logo o serviço de saúde).

Como fala uma conhecida minha esse nome é chique, doença de rico (rsrsr...), que besteira a síndrome de Burnout é um caso sério, que vem aumentando nos últimos anos em nossas escolas, quantas vezes nos professores escutamos que o colega tá  um caco, os alunos não aprendem, a turma em que ele leciona é um fracasso,...eu não dou conta, se eu pudesse mudaria de profissão, chega na sala de aula irritado, briga com todos, cachorro, gato, vizinho e colega de trabalho. Bem isso são fatos do nosso cotidiano acontece nas melhores escolas, afinal escola é feita de gente, já dizia Paulo Freire.

Segundo o site www.brasilescola.com/psicologia/sindrome-burnout.htm. A síndrome de Brumont é uma doença caracterizada pela manifestação incociente do esgotamento emocional, causando agressividade, irritabilidade, desinteresse, desmotivação, frustação, depressão, angústia e negatividade. O esgotamento de profissionais que realizam trabalho de grandes esforços.

O diagnostico da síndrome só pode ser realizado pelo médico ou psicólogo.

No site do Sinpro Rio (www.saudedoprofessor.com.br/Burnout/lei.html) o professor que tiver diagnosticado esta síndrome, deverá procurar o posto da Previdência Social, e dar entrada no pedido de afastamento do trabalho. Obedecendo ao Decreto Lei 6042/07.

O tratamento é totalmente psicoterapêutico ( www.jornaldaorla.com.br/materia-integra.asp?), a terapia inclui sessões de relaxamento, atividade física, reeducação alimentar, dinâmica de grupo.

Para ser um bom profissional o professor deve ter uma boa saúde.

Espero o seu comentário, um forte abraço, se cuida!

Um comentário:

  1. Muito bacana, creio que esta publicação vai ajudar a esclarecer dúvidas simples... e que podem fazer a diferença para um Diagnóstico rápido.
    Elton Cantacini

    ResponderExcluir