quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Resenha Critica

SAMPAIO, Maria, Narciso, Ligia Silva LEITE. 7. Ed.-Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Alfabetização tecnológica do Professor.

Nesta obra Sampaio e Leite, apresentam o conceito de alfabetização tecnológica do Professor, refletindo a cerca das tecnologias na aprendizagem e como a escola e os educadores irão se alfabetizar para lidar com esta ferramenta e sua linguagem tendo com objetivo formar cidadãos que domine as tecnologias atuando na sociedade de maneira positiva e tornando-a mais democrática. O livro está organizado em quatro capítulos, além da apresentação, introdução, considerações finais bibliografia e lista de tecnologias educacionais em 111 páginas.


Sampaio e Leite abordam no primeiro capitulo a necessidade da reflexão a respeito da inserção crítica dos professores na sociedade tecnológica e da responsabilidade da escola para que esse processo se caracterize. No segundo capítulo do livro as autoras construíram um quadro com opiniões de vários teóricos que sintetiza o caráter positivo ou nocivo das tecnologias. No terceiro capítulo enfocam no conceito de alfabetização tecnológica do professor. Concluem que a tecnológica do professor deve entendida como um conjunto de características atributos ao contexto das suas limitações históricas – político- sociais. No quarto capitulo Sampaio e Leite apresentam dados de uma entrevista realizadas entre os meses de abril e maio de 1996 em quatro escolas municipais, duas estaduais e duas universidades, todas de rede pública, localizadas no município do rio de Janeiro, essa entrevista tinha como objetivo expor o conceito de Alfabetização Tecnológica do Professor, a fim de se verificar adequação e dificuldades de aplicação, além de recolher sugestões sobre conhecimentos necessário para que o professor seja alfabetizado tecnologicamente. Por fim concluem que a alfabetização tecnológica não deve ser uma exclusividade dos profissionais da educação mais também dos alunos e que seja contemplada não só a dimensão técnica, mas a perspectiva política inerente da tecnologia.

A inserção critica do Professor e da escola no espaço da Cibercultura já é uma realidade, para tanto é necessário ao professor construir saberes para essa nova práxis pedagógica e entender a dimensão estruturante das TIC, para formar cidadãos não só consumidores dos produtos da mídia com também produtores de conhecimentos.

O livro Alfabetização Tecnológica do Professor deve ser lido por professores, coordenadores pedagógicos, gestores e estudantes de pedagogia, a obra traz dados histórico de maneira suave e com linguagem simples para quem está começando a conhecer o mundo virtual e sua importância para escola.

Marisa Narcizo Sampaio é pedagoga e mestre em educação pela Faculdade de Educação da UFRJ. Participa de pesquisa sobre tecnologia educacional. Foi Professora do ensino Fundamental inicial nas redes estaduais e municipais do Rio de Janeiro. Atua também em cursos de formação de Professores na Universidade. Possui trabalho e livros publicados sobre educação e é uma das coordenadoras nacionais de projetos educacionais do SESC.

Lígia Silva leite é pedagoga, mestre, doutora em educação pela Faculdade de Educação da UFRJ e pos doutora em Tecnologia Educacional nos Estados Unidos ( Universidade de Temple, na Filadélfia e Universidade de Pittburg, respectivamente.) Foi Professora da UFRJ no curso de Pedagogia. Desenvolveu pesquisas nas áreas de tecnologia educacional, formação de professores e informática educativa. Tem diversos trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de livros sobre a matéria educacional. È consultora nas de educação e desenvolvimento, com ênfase em educação a distância.

Cristiane Espirito Santo Araujo Santos é Pedagoga, Professora da rede Municipal de Ensino de Salvador. Aluna do Curso de Especialização-Tecnologia e Novas Educações da FACED – UFBA.

3 comentários:

  1. POxaa cris, adorei esse texto, muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Cris! Amei sua resenha! Este livro será muito utilizado em sua mono, pois trata justamente a questão que você quer investigar!Parabés!
    Lu

    ResponderExcluir