quarta-feira, 28 de julho de 2010

Refletindo sobre a dimensão estruturante da tecnologia (2º parte)

Hoje bateu a nostalgia e coloquei o cd da Legião Urbana para tocar, escutando e relembrando alguns momentos da minha adolescência, quando ouvir a música Geração Coca-Cola: " Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis... Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola...” (Renato Russo / Fê Lemos).
Refletindo sobre essa música podemos dizer que nossos filhos, sobrinhos e alunos são hoje a “Geração ciber” ... alunos, ...bloqueiros,...internautas... são o futuro do mundo real e virtual. Kenski em seu livro Educação e Tecnologias: O novo Ritmo da Informação.( Ed. Papirus, 2007) Diz que” Tecnologia é Poder” o que me faz relembrar outra frase “Educação é Poder”. Kenski continua “ A escola representa na sociedade moderna o espaço de formação não apenas das gerações jovens, mas de todas as pessoas. Em um momento caracterizado por mudanças velozes, as pessoas procuram na educação conhecimentos e melhor qualidade de vida...”( pg.19). No site da ig foi publicada a seguinte noticia: “Com 72 milhões de internautas, o Brasil está em quinto lugar no ranking de usuários de internet da empresa de monitoramento de sites Pingdom. O número representa pouco mais de um terço da população total do País, hoje estimada em 198 milhões de pessoas...” (http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/07/28/) Relembrando a música temos que fazer uma revolução para garantir o futuro da nação. A revolução da escola, para isso temos que fazer uma pedagogia diferente, segundo Marco Silva, o Professor dessa nova pedagogia precisa aprender a educar o novo espectador, baseado nos fudamentos da interatividade e na ética da complexidade. A sala de aula agora é interativa ( presencial e a distancia), a aprendizagem não é passiva nem linear, mas uma organização ativa, um mosaico. ( Silva, Marco. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia, classica.5.ed.- São Paulo: Edicões Loyola, 2010). Exigindo do Professor e da escola uma reflexão critica sobre a sua práxis e a pesquisa, uma escola que não se limite á transmissão ou disponibilização de informação, precisamos de uma Escola onde o aluno tenha informações, onde os conhecimentos seja construídos com pesquisa e análise e as tecnologias sejam inseridas como elementos estruturantes de novas práticas. ( Bonilla ,2009).

Ui!! Viajei!!!, È ensinar exige pesquisa, Eu chego lá...

Abraçosss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário