sexta-feira, 11 de março de 2011

Modulo 2- Tecnociência, Educação e Cultura

No modulo 2 apresentamos uma intervenção para o 3º ano como o tema: Alimentos Transgênicos. Achei muito legal e resolvi compartilhar com vocês.

                                          Projeto de Intervenção Pedagógica.

IDENTIFICAÇÃO
Série: 3° ano


Tema: Alimentos e Saúde- Alimentos Transgênicos


Controvérsia: A manipulação de alimentos transgênicos proporciona um aumento da produção, melhora o valor nutricional, mas os efeitos a longo prazo são questionáveis.



 OBJETIVOS DA AULA

 Valorizar os modos saudáveis de alimentação;

 Conhecer o conceito de alimentos transgênicos;

 Experimentar os alimentos transgênicos e os alimentos produzidos naturalmente e fazer uma comparação,

 Discutir e listar coletivamente os benefícios e malefícios dos alimentos transgênicos.

Recursos didáticos:



• Notebook;

• Projetor de imagens;

• Papel suflite (ofício)
OS CONCEITOS CIENTÍFICOS E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS



Alimentos transgênicos: O alimento transgênico é aquele que foi produzido a partir de uma planta que teve sua semente modificada geneticamente, ou seja, os cientistas introduziram um gene de uma outra planta ou de outro ser vivo na semente.
SEQUÊNCIA DIDATICA
 Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos relativo ao tema (10 min): através das seguintes perguntas? (Ação do professor, resposta dos alunos).


O que é necessário para se ter uma vida saudável?

Uma boa alimentação ajuda na aprendizagem?

 Observar e explorar as imagens; (10 min) Levantamento de questões a partir de cada imagem, explorando ma criatividade da turma. ( Observação dos alunos com intervenção do Professor)

 Apresentação do conceito de alimentos transgênicos pelo professor; Apresentação dos pontos positivos e negativos; (30 min)

 Discussão dos argumentos; Enquete de quem é contra ou a favor dos alimentos transgênicos; (20 min) A enquete foi feita primeiro no papel para depois ampliar para o grupo, assim não houve interferências , cada criança realmente deu a sua opinião. (Alunos)

 Construção de um gráfico a partir dos dados da enquete com comparação entre os números coletados; (20 min) (gráfico idealizado pelo Professor e construído pelos alunos, dentro dos limites da faixa etária dos alunos).

 Desenhar uma embalagem sinalizando os alimentos transgênicos. (30 min). Solução apresentada pelo grupo para indicar se alimento é transgênico ou não. (Intervenção do Professor/ desenho realizado pelos alunos).

 Socialização e avaliação oral da aula. ( alunos)


Material produzido para apresentação da intervenção ao grupo.

Material produzido para uso na aula com os alunos

http://slidesha.re/gm9HsE

Nenhum comentário:

Postar um comentário