Projeto de Intervenção Pedagógica.
IDENTIFICAÇÃO
Série: 3° ano
Tema: Alimentos e Saúde- Alimentos Transgênicos
Controvérsia: A manipulação de alimentos transgênicos proporciona um aumento da produção, melhora o valor nutricional, mas os efeitos a longo prazo são questionáveis.
OBJETIVOS DA AULA
Valorizar os modos saudáveis de alimentação;
Conhecer o conceito de alimentos transgênicos;
Experimentar os alimentos transgênicos e os alimentos produzidos naturalmente e fazer uma comparação,
Discutir e listar coletivamente os benefícios e malefícios dos alimentos transgênicos.
Recursos didáticos:
• Notebook;
• Projetor de imagens;
• Papel suflite (ofício)
OS CONCEITOS CIENTÍFICOS E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS
Alimentos transgênicos: O alimento transgênico é aquele que foi produzido a partir de uma planta que teve sua semente modificada geneticamente, ou seja, os cientistas introduziram um gene de uma outra planta ou de outro ser vivo na semente.
SEQUÊNCIA DIDATICA
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos relativo ao tema (10 min): através das seguintes perguntas? (Ação do professor, resposta dos alunos).
O que é necessário para se ter uma vida saudável?
Uma boa alimentação ajuda na aprendizagem?
Observar e explorar as imagens; (10 min) Levantamento de questões a partir de cada imagem, explorando ma criatividade da turma. ( Observação dos alunos com intervenção do Professor)
Apresentação do conceito de alimentos transgênicos pelo professor; Apresentação dos pontos positivos e negativos; (30 min)
Discussão dos argumentos; Enquete de quem é contra ou a favor dos alimentos transgênicos; (20 min) A enquete foi feita primeiro no papel para depois ampliar para o grupo, assim não houve interferências , cada criança realmente deu a sua opinião. (Alunos)
Construção de um gráfico a partir dos dados da enquete com comparação entre os números coletados; (20 min) (gráfico idealizado pelo Professor e construído pelos alunos, dentro dos limites da faixa etária dos alunos).
Desenhar uma embalagem sinalizando os alimentos transgênicos. (30 min). Solução apresentada pelo grupo para indicar se alimento é transgênico ou não. (Intervenção do Professor/ desenho realizado pelos alunos).
Socialização e avaliação oral da aula. ( alunos)
Material produzido para apresentação da intervenção ao grupo.
Material produzido para uso na aula com os alunos
http://slidesha.re/gm9HsE
Nenhum comentário:
Postar um comentário