sábado, 24 de julho de 2010
Refletindo sobre a dimensão estruturante da tecnologia ( 1º parte)
Os ambientes digitais de aprendizagem são realidades e interferem na dinâmica social e pedagógica. Estas transformações são amplas e complexas, exigindo do Professor uma nova atitude. Assim passamos a utilizar as TIC nos projetos de maneira instrumental, mais o desafio é produzir conhecimento. Para isso é necessário ao Professor se “alfabetizar no mundo tecnológico”. Sampaio e Leite em seu livro Alfabetização Tecnológico do Professor discutem o conceito de Alfabetização tecnológica e citam o mestre Paulo Freire ,onde para este a noção de que ler a palavra é ler o mundo e hoje para ler o mundo é necessário ler as mensagens tecnológicas e suas interferências nas formas de organização na nossa sociedade e nossa cultura. (Sampaio e Leite 2010) Conceitos de cibercultura, ciberespaços, hipertexto, homapage, host, inteligência coletiva, interatividade, IP, software, blogs etc. são novos para muitos professores e como usar tudo isso na nossa prática? Será que todos os nossos alunos são nativos digitais? Será que a minha escola está preparada para tudo isso? Quando os meus colegas vão sair do casulo? Vixe ainda tenho muito que pesquisar!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário