quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sujeito na Contemporaneidade*

A Performance do Hibrido: Corpo, deficiência e potencialização**


Artigo de Varlei de Souza Novaes


Dos comentários sobre corpo na contemporaneidade acredito esse foi o artigo que mais me envolveu, o autor traz a temática dos corpos contemporâneos dos atletas portadores de deficiências que utilizam como prótese a cadeira de roda

 e potencializam seus usos com a tecnologia agregando a seus corpos marcas que funcionam como códigos identitários, com múltiplos significados e transgressões, estes corpos- meio monstro, meio ciborgue carrega o emblema hegemônico da diferença e desliza contemporaemente entre as fronteiras de sua materialidade. Segundo Luiz Alberto Oliveira ,citado por Varlei, a transgressão ocorre a partir da sobreposição entre o material e o biológico o que este chamou de hibridação, “...a tecnologia se dobrasse sobre si mesma e se auto- afetasse”. È a nossa pós-modernidade” passamos a nos converter em híbridos humano e inumano”. Segundo o autor devemos olhar para o corpo do atleta deficiente como aquele que promove um borramento de fronteira. Um corpo plural que transita pelo território da superação e do limite.
* Esse comentário é uma atividade Pedagógica.
** Esse artigo encontra-se no livro Corpos Mutantes: ensaios sobre novas (d)eficiencias corporais/ organizado por Edvaldo Souza Couto e Silvana Vilodre Goellner- 2.ed.- Porto Alegre: Editora da UFGS,2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário