segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sujeito na Contemporaneidade*

Corpo cyborg e o dispositivo da nova tecnologia**


Artigo de Homero Luis Alves de Lima



O Artigo fala sobre o desenvolvimento cientifico tecnológico nos campos da robótica, da biônica, da bioengenharia, da nanotecnologia, da biologia molecular, a genômica, a biotecnologia e como estas transformações tecnológicas do corpo possibilitam a melhora da saúde e da estética. O autor traz a reflexão sobre a tecnologia investindo no biológico e a biologia invadindo o mundo das máquinas. È o mundo da cibernética.
Neste texto também o autor apresenta as idéias de Haraway, onde está fala sobre o ciborgue que com como um organismo cibernético, um híbrido de máquina e organismo, uma criatura de realidade social e também uma criatura de ficção, para Haraway não está claro o que é mente e o que corpo em máquina que funcionam de acordo com práticas de codificação. Segundo Homero ao mobilizar a imagem do ciborgue na ficção científica, consubstanciada no par ambivalente velho/novo, não deixa de utilizá-la como estratégica discursiva para legitimar seu próprio campo de saber-poder ao fazer circular um dado regime de visibilidade-dizibilidade sobre as relações contemporâneas corpo e tecnologia.


* Esse comentário é uma atividade Pedagógica.
** Esse artigo encontra-se no livro Corpos Mutantes: ensaios sobre novas (d)eficiencias corporais/ organizado por Edvaldo Souza Couto e Silvana Vilodre Goellner- 2.ed.- Porto Alegre: Editora da UFGS,2009.

Um comentário:

  1. Legal Cris, o texto me fez refletir :
    O autor, então, traz algumas reflexões: Quem somos nós? Onde termina o humano e onde começa a máquina? Ele nos leva a isso. O que somos então???? Do jeito que a gente se vira pra fazer tantas coisas, nós, amigas! Somos biônicas!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir