quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sujeito na Contemporaneidade*

Uma Estética para corpos mutantes**


Artigo de Edvaldo Souza Couto


Neste artigo que mais me chamou atenção foi a reflexão sobre o movimento do corpo no mundo contemporâneo, onde tudo é transitório passageiro, prazeroso.. fugaz.
Este artigo discute a condição do corpo na sociedade contemporânea e o desejo de modificá-lo através das novas tecnologias. O Professor Edvaldo comenta o culto ao corpo e de como este se tornou um estilo de vida, mas uma vida tecnocientífica, promessa de saúde, juventude e beleza que conquista a mídia os meios científicos e artísticos em todas as esferas do nosso cotidiano. Um corpo inacabado que deve sempre estar disponível a reformas para acompanhar a sofisticação das máquinas, atendendo ao prazer e liberdade próprios da atualidade. Um corpo que dar adeus a morte, um sonho das ciências e de todos nós. Um Ciborgue, um corpo biônico, que já acontece tanto na ficção como na vida real, o artigo traz vários exemplos como o de Kevin Warnick (1995), professor de cibernética da universidade de Reading, na Inglaterra que desenvolve pesquisas sobre as interações entre o sistema nervoso humano e os sistemas computadorizados e que em 2002 implantou um microputador no braço. Bem segundo Couto a valorização do corpo humano contemporâneo acompanha também uma intensa exploração comercial, o corpo torna assim o lugar ideal para tudo tipo de experimento biotecnológico e objeto principal de consumo no capitalismo, surgindo assim uma febre de brevidades que faz que o corpo tenha prazo de validade cada vez menor. Para que o corpo possa durar eternamente é preciso que não cesse de ser reciclado. Um corpo Mutante, sempre jovem, eficiente, saudável, ativo, performático, exuberante, rígido, dinâmico e belo. Um corpo amado resultado da interação do sujeito com seu meio tecnológico.


* Esse comentário é uma atividade Pedagógica.



** Esse artigo encontra-se no livro Corpos Mutantes: ensaios sobre novas (d)eficiencias corporais/ organizado por Edvaldo Souza Couto e Silvana Vilodre Goellner- 2.ed.- Porto Alegre: Editora da UFGS,2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário