segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Brilho de Um amigo

Hoje minha Amiga Ive brilhou e merece a minha divulgação. Leia o   texto abaixo:

Projetos de docentes são premiados e socializados na rede 05/12/2011



Em uma tarde de premiação e emoção, cinco professores da rede municipal de ensino foram premiados por suas práticas pedagógicas exitosas no Prêmio Professor em Ação 2011. A solenidade aconteceu nesta segunda– feira (05), no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula. A apresentação musical ficou por conta da professora de música da Escola Municipal São João Batista, Alice de Sanayá.



O Prêmio Professor em Ação 2011 identificou cinco melhores experiências pedagógicas desenvolvidas pelos professores da rede em cinco categorias: Educação Infantil; Séries/anos iniciais do ensino Fundamental; Séries/anos Finais do Ensino Fundamental; Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos. Cada docente recebeu R$ 10 mil reais e um troféu.



A premiação, que tem como objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho realizado pelo profissional de educação da rede municipal de ensino, além de socializar experiências, é uma realização da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) através da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap).



Para o secretário Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, as experiências precisam ser socializadas nas demais escolas da rede. “O dia de hoje, é mais que premiar, é chamar atenção para que essas experiências sejam desenvolvidas por outros professores em outras escolas”, afirmou o titular.



A Coordenadoria Regional da Educação (CRE) Itapuã foi a que teve mais participação dos professores, sendo 27 das 130 práticas inscritas. Para a coordenadora da CRE, Enaide dos Santos, esse número representa o planejamento das aulas que é o principal foco dos seus docentes. “Um planejamento antecipado é resultado de sucesso nas aulas. 90% dos nossos professores chegam à sala de aula com o projeto pronto”, afirmou Enaide.



A vencedora na categoria Educação Inclusiva com a experiência: Saberes... descobrindo, aprendendo e ressignificando: novas tecnologias e aprendizagem no ambiente domiciliar, professora de atendimento educacional domiciliar, Ive Carolina Fiúza, a ideia do projeto surgiu a partir do convívio com o seu aluno João Victor Silva. “Ele não se interessava por atividades no papel, então comecei a utilizar da tecnologia como recurso estruturante do aprendizado, tendo respostas positivas do aluno”, explicou a professora.

Esse trabalho da professora Ive foi de grande importância para o desenvolvimento do meu filho, como ele não tem condições de frequentar uma escola regular, as aulas em domicílio são maravilhosas. Hoje, o meu filho está sendo alfabetizado” comemorou a mãe de João Victor, Mary Lúcia Silva.
Confira os vencedores:

1. CATEGORIA EDUCAÇÃO INCLUSIVA




Professora: Ive Carolina Fiúza Figueiredo Milani

Programa Classe Hospitalar

Experiência Pedagógica: Saberes... descobrindo, aprendendo e ressignificando: novas tecnologias e aprendizagem no ambiente domiciliar





2. CATEGORIA EDUCAÇÃO INFANTIL



Professora: Cristiane Lisboa Gomes Mendes

Centro Municipal de Educação Infantil Lírio do Vale

Experiência Pedagógica: Contando um Conto



3. CATEGORIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Professora: Lidiane Canedo Cunha Cardoso

Escola Municipal Malê DeBalê

Experiência Pedagógica: Decifrando os caminhos da Alfabetização



4. CATEGORIA ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Professora: Sérgio Luis Marques dos Santos

Escola Municipal da Palestina

Experiência Pedagógica: O Sabor do Conhecimento



5. CATEGORIA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS



Professora: Lúcia Cristina Mattos Neves

Escola Municipal Syd Porto Brandão

Experiência Pedagógica: Cordel do SEJA Encantado

Fonte:http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/noticias-modelo.php?cod_noticia=5159.

Parabéns a todos!
Parabéns  amiga Ive, você merece.
bjos

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dica Cultural

Vale a pena curtir:

Exposição fotográfica Global African Hair entra em cartaz na Caixa Cultural.



Mostra homenageia a cultura afro no mês em que o Brasil comemora a Consciência Negra.Centro Cultural da Caixa, Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro, Salvador – BA



De 03 de novembro a 04 de dezembro (das 9h às 18h - terça a domingo).

Entrada Franca

sábado, 22 de outubro de 2011

A Bela Vista no Mundo Encantado_ Na trilha da Música:



Cantando e Dançando na Jovem Guarda

Fotos.




As crianças gostaram e foram elas que pitaram as saias.








sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia do Professor

 Neste dia  busquei alguns textos que refletem  a importância de ser Professor:

Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire





Frase Professor: Professor é o sal da terra e a luz do mundo.

Sem vós tudo seria baço, e a terra escura.

Professor, faz de tua cadeira a cátedra de um mestre.

Se souberes elevar teu magistério, ele te elevará à magnificência...

... Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Melhor professor nem sempre é o de mais saber e, sim, aquele que, modesto, tem a faculdade de manter o respeito e a disciplina da classe.

Cora Coralina





 Mas o que realmente eu quero dizer é: PARABÈNS, COLEGAS!!!!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Síndrome de Burnout

                                               
Oi gente, hoje vou falar um pouquinho da síndrome de Burnout (È lógico que não sou médica, nem Psicóloga, escrevo aqui coisas que li na rede, se você estiver sentindo qualquer sintoma procure logo o serviço de saúde).

sábado, 17 de setembro de 2011

Os "Dis" da Cognição

Emmily Mustafá
 Aconteceu no  dia 13/09/2011 a palestra Os "DIS" da Cognição, palestra ministrada por Emmily Mustafá, Neuropsicóloga.  Foi um evento do Programa P.E.C.A promovido pelo Centro Educacional Império do Saber.


Fazendo parceiras para o crescimento dos nossos alunos.
Eu e Lusiane, sempre juntas no ato de aprender!!

Aviso aos navegantes...

Oi gente, já faz um tempinho que eu não posto novidades. È muito trabalho e claro a escrita monografia que deu um pouco de trabalho, porém já terminei e vou poder escrever para blog com mais tranquilidade. Vou me organizar e assim a cada quinze dias, eu vou escrever para vocês, sobre Educação, tecnologia, política, enfim sobre o meu cotidiano da minha prática educacional. Pretendo escrever também sobre saúde do professor e da mulher e claro vou dá dicas culturais e tudo que eu achar importante afinal aqui é meu diário e espero o seu comentário.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Divulgando o PECA

 Essa matéria é do Site da SECULT e resolvi divulgar com os meus leitores. Gostei e estou compartilhando com vocês.
CRE São Caetano realiza AC para professores


A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) São Caetano realizou nesta sexta – feira (10), às 8h30, no auditório do CAPS AD III Gey Espinheira (Campinas de Pirajá), o fechamento dos encontros de Atividade Complementar por pólos deste 1º semestre.
O tema sugerido para discussão neste momento foi Inclusão, sendo proferido pela professora e psicopedagoga Lusiane Carvalho da Escola Municipal Bela Vista do Lobato. A professora ministrou a palestra “Educação Inclusiva: Viva a Diferença!

terça-feira, 14 de junho de 2011

A Bela Vista no Mundo Encantado da Leitura

 Projeto: A  Bela Vista no Mundo Encantado da Leitura-Tecendo letras e Construindo Sentimentos
Objetivo geral:
  • Desenvolver o prazer de ler.
  • Realizar a leitura identificando o assunto principal, o autor e ilustrador.
  • Escrever textos de tradição oral.
Objetivos específicos:
  • Conhecer a biografia do Poeta infantil Elias José;
  • Ler os poemas de Elias José ;
  • Conhecer o movimento musical da Jovem Guarda;
  • Trabalhar as letras das músicas;
  • Conhecer os principais interprete do movimento.
  • Trabalhar o ritmo, e a vestimenta da época.
Tema da I unidade: Os Poemas de Elias José


Vamos aguardar os produtos desse projeto que é anual!



Tema da II unidade: Lendo, cantando e dançando com a Jovem Guarda
Neste segundo momento estamos estudando o movimento mucisal da Jovem guarda.

domingo, 29 de maio de 2011

Gentileza

O que esta acontecendo com o mundo civilizado? Será que o nosso futuro é conviver com a “falta de Educação”, principalmente aquela chamada pela Vovó de educação domestica, bons modos.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Escola devem ser mais atraente que lan-houses, diz cientista

Simone Sartori


Direto de São Paulo

Em palestra realizada nesta quarta-feira, em São Paulo, Silvio Meira, cientista-chefe do Cento de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) e professor titular de Neurobiologia da Universidade Federal de Pernambuco, abordou os desafios da educação diante da tecnologia e afirmou que a conectividade é um dos principais meios para a interação e geração de conhecimento. Para Meira, as escolas devem criar mecanismos para atrair os alunos da chamada geração digital para dentro das salas de aula.
"O nosso desafio hoje é fazer com que as escolas sejam mais atraentes que a lan-house da esquina. Os alunos saem das salas de aula para as lan-houses só por causa da linguagem. Então, diante dessa nova 'literatura', dessa nova capacidade de entender o mundo, o desafio é saber como podemos usar o ambiente de ação, de oportunidades e aprendizados, que convencionamos de chamar de educação, sem ter dificuldade de ensinar para as crianças o que ela é. Não precisamos ensiná-los a usar a internet, a jogar, o professor pode continuar a fazer o que estava fazendo. A linguagem está 'atacando' a escola e precisamos saber como absorvemos isso, já que não vamos conseguir tirar isso (o acesso e interesse à tecnologia) das crianças, dos adolescentes. Temos de refletir sobre isso numa intensidade muito grande", afirmou Meira após a palestra que integrou a programação do seminário "Redes e Sustentabilidade", promovido pela Fundação Telefônica.
O neurocientista Miguel Nicolelis, professor titular de Neurobiologia e codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, nos Estados Unidos, que também fez uma palestra no seminário, defendeu a ciência como agente de transformação social. Nesse contexto, segundo ele, a tecnologia não pode ser encarada como vilã.
"A tecnologia é uma manifestação da humanidade. Você não vê uma formiga criando câmeras digitais. Toda a tecnologia é parte de nós, mas a computação jamais vai conseguir reproduzir a mente humana, pelo menos não os computadores que conhecemos hoje. Como não vamos ser clonados por máquinas digitais, precisamos relaxar e entender que a tecnologia é a aliada, porque ela vem de dentro de nós, e não é uma ameaça. A tecnologia pode ser usada, na maior parte das vezes, para o bem", disse Nicolelis.
Tanto Silvio Meira quanto Miguel Nicolelis, atualmente, estão envolvidos em projetos que unem ciência, tecnologia e educação. Meira é um dos grandes entusiastas do projeto educacional OjE (Olimpíada de Jogos Digitais e Educação), desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, que tem os jogos digitais como aliados no aprendizado (http://www7.educacao.pe.gov.br/oje/).
Nicolelis, que já foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo, lidera o projeto do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, no Rio Grande do Norte, que mantém a Escola Alfredo J. Monteverde, com unidades em Natal e Macaíba. A missão é oferecer educação científica a crianças e adolescentes da rede pública, com idades entre 11 e 17 anos
Seminário

O seminário "Redes e Sustentabilidade no SGDA - Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente", promovido pela Fundação Telefônica, continua nesta quinta-feira, no Novotel Jaraguá, na região central de São Paulo.
O evento é direcionado para diretores, coordenadores e técnicos de escolas e ONGs, conselheiros tutelares e dos direitos da criança e do adolescente, além de outros profissionais do setor educacional de interessados pelo tema. As plenárias são transmitidas ao vivo pelo portal Pró-Menino (http://www.promenino.org.br/).



Acesso em : http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5111581-EI8266,00-Escola+devem+ser+mais+atraente+que+lanhouses+diz+cientista.html

Aumento da carga horário

Senado aumenta carga horária de 800 horas para 960 horas nos ensinos infantil, fundamental e médio


Comissão de Educação do Senado aprovou, hoje (3), projeto de lei que aumenta de 800 para 960 horas anuais a carga horária mínima para os ensinos infantil, fundamental e médio. Como foi aprovado em caráter terminativo, a matéria segue, agora, à apreciação da Câmara dos Deputados. Essas 960 horas, pelo projeto, serão distribuídas pelo período de 200 dias do ano letivo, excluindo os dias destinados aos exames finais, quando houver.
Emenda incluída pelo relator do projeto, deputado Cyro Miranda (PSDB-GO), determinou que as mudanças no calendário escolar só entrarão em vigor dois anos após a publicação da lei no Diário Oficial da União. Ou seja, se a lei for aprovada pelo Senado e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff ainda este ano, a nova carga horária só entraria em vigor em 1º de janeiro de 2013.
Também foi aprovado pela comissão, em caráter terminativo, o projeto de lei que aumenta de 75% para 80% a frequência mínima para a aprovação de estudantes no ensino fundamental. A proposta esclarece que, no caso de afastamento do estudante da sala de aula por motivo de saúde, o atestado médico apresentado garantirá o direito de fazer provas em segunda chamada, "mas não abona as faltas que lhe foram imputadas".


Marcos Chagas


Da Agência Brasil

Em São Paulo

Acesso:http://educacao.uol.com.br/ultnot/2011/05/03/senado-aumenta-carga-horaria-de-800-horas-para-960-horas-nos-ensinos-infantil-fundamental-e-medio.jhtm.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Modulo 2- Tecnociência, Educação e Cultura

No modulo 2 apresentamos uma intervenção para o 3º ano como o tema: Alimentos Transgênicos. Achei muito legal e resolvi compartilhar com vocês.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Atenção Colegas!!

Os professores da rede municipal de Salvador estão com as atividades paralisadas até a próxima sexta-feira (18). A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta manhã, no Ginásio do Sindicato dos Bancários nos Aflitos.



Vamos á luta!!!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Sessão Intregradora com a Profª Elisabete C. Dantas (21/01 á 22/01)

Resenha:  A temática da sessão foi:
  • Noções de Marketing, Publicidade e Propaganda
  •  Consumo: tudo é Produto, tudo é Mídia
  • Estratégias de criação do Discurso Publicitário
  • O Comportamento do Consumidor
  •  A legislação e a auto-regulamentação publicitária
  • As conseqüências da exposição ao consumo
  • A escola e a propaganda – um espaço comunicante
  • O professor e a propaganda – um olhar atento
A Professora  Elisabete  apresentou  o conceito de Marketing, Publicidade e Propaganda suas caracteristicas e sua aplicabilidade e de como a criança  e  o adulto estão exposto ao apelo midiatico do consumo.  Debatemos também a respeito da  escola como meio de comunicação do discurso midiático e o papel do professor ante essa questões.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mais notícias da APLB- ATENÇÃO COLEGAS!!!

REDE MUNICIPAL NOTÍCIAS DE 20/01



1. MUDOU A DATA DA ASSEMBLEIA – será no dia 07 de fevereiro, às 9 horas, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários

2. DECISÃO DO ENCONTRO DO FÓRUM DE GESTORES – A partir de 2ª feira, as escolas sem condições de funcionar por falta de segurança, não abrirão

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Rede Municipal- Informativo da APLB

A reunião de gestores escolares da Rede Municipal de Salvador, realizada na manhã desta quinta-feira (6 de janeiro de 2011), no auditório da APLB-Sindicato, alcançou os objetivos pretendidos pela APLB-Sindicato.
O debate foi intenso, com ampla participação dos gestores e dos dirigentes sindicais. A imprensa (emissores de TV e de rádio; jornais e sites e blogs) compareceu e ouviu as principais queixas e denúncias contra a administração de Salvador.
O salário dos professores e dos outros servidores municipais, que deveria ter sido pago no dia 31 de dezembro, ainda não foi depositado na conta dos trabalhadores. A Prefeitura informou que pagará no dia 8 (sábado), e acrescentou que na mesma data sairá também o pagamento de um terço das férias.
Os gestores escolares definiram que as escolas que estiverem sem vigilantes e porteiros não abrirão para matrículas. Os trabalhadores terceirizados – vigilantes, porteiros, merendeiras, seguranças – estão com os salários atrasados, alguns deles de três meses de atraso.
Também ficou definido que no primeiro dia de aula – 14 de fevereiro – os dirigentes da APLB-Sindicato vão às escolas para explicar aos alunos e aos pais dos alunos o caos instalado na administração da capital baiana. Há a possibilidade de, logo no início do ano letivo, haver uma assembleia da categoria.


Fonte:
http://www.aplbsindicato.org.br/conteudo.php?ID=1046